MARKETING E  MERCADO TERMINAL SEPETIBA

A Área Portuária de Itaguaí, município do Rio de Janeiro, demonstra uma realidade de grande crescimento e vem evoluindo anualmente neste sentido. O Complexo Portuário estará se transformando numa excelente alternativa para desafogar os Portos de Santos e Rio de Janeiro.
Estando voltado para operações de escoamento de granéis sólidos, granéis líquidos, carga em geral conteinerizadas e operações off-shore, nesse aspecto complementando as atividades do porto de Sepetiba, apresentará, com a  sua reestruturação e expansão uma série de vantagens em relação aos demais portos da região:
- Os demais portos estão saturados e não possuem área de crescimento;
- A posição estratégica do Complexo Portuário, no centro geográfico da região de maior desenvolvimento do País (70% do PIB nacional), o identifica como um porto de distribuição da produção no âmbito nacional e uma porta de entrada e saída para o exterior;
- Atende a três requisitos básicos que caracterizam um porto operacional:
* Possuir facilidades logísticas estando servido por linha férrea e estrada de rodagem;
* Possuir uma retroárea de 300.000m2   totalmente alfandegada;
* Possuir agilidade nas movimentações de carga.
- O terminal portuário está no eixo central da Bacia de Santos, cerca de 60 milhas, o que o distingue como um porto de apoio às atividades de exploração de petróleo e de gás que estão sendo desenvolvidas naquela bacia.
DADOS RELEVANTES
- Alivia os elevados custos e congestionamentos dos portos de Santos e Rio de Janeiro.
- O Brasil movimenta atualmente cerca de 4.100.000 contêineres / ano. Desse total, praticamente a metade (1.700.000) é movimentada pelo Porto de Santos, cabendo ao Porto do Rio de Janeiro a movimentação de 6% (244.000) e o Porto de Sepetiba 5% (210.000). O crescimento desse seguimento no país cresceu na ordem de 12,8% de 2005 para 2006.
- A importância de Sepetiba está, também, no seu calado de 23m, pois ele e o único porto no Sudeste que consegue receber navios PANAMAX, para 7.500 TEUS, que exigem calado de 18m e a partir de 2008 estarão chegando os navios SUPER PANAMAX, para 11.000TEUS. A AP MOLLER MAERSK já esta operando e a HAMBURG SUD iniciará também.
- O Porto do Rio de Janeiro, além de saturado e da impossibilidade de expansão, é pessimamente localizado em função de trânsito rodoviário pesado para a chegada / saída de carga.
- Nosso Complexo Portuário, por suas facilidades e pela localização estratégica, contribuirá para a redução dos custos das empresas. Exemplificando, a safra da região Sul de Minas é atendida pela EADI de Varginha que é escoada pelo Porto de Santos. A distância Varginha – Santos é 3 (três) vezes maior de que a distância Varginha – Itaguaí, o que encarece o produto e aumenta o tempo na operação de exportação.
- Com este projeto concluído, estima-se em 300 (trezentos) o número de empregos diretos gerados, e em maior número os empregos indiretos,
alavancando setores como hotelaria, alimentação, postos de combustíveis, etc.
- A potencialização, pelo Governo Federal, do parque industrial da NUCLEP e ELETRONUCLEAR e os equipamentos fabricados serão naturalmente escoados pelo terminal portuário.
- O potencial de apoio às Plataformas e prestação de serviços à PETROBRÁS.
ESTTOC SHIPYARD © Todos os direitos reservados                   CONTATO