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MARKETING E MERCADO
TERMINAL SEPETIBA
- A Área Portuária
de Itaguaí, município do Rio de Janeiro, demonstra uma realidade de
grande crescimento e vem evoluindo anualmente neste sentido. O Complexo
Portuário estará se transformando numa excelente alternativa para
desafogar os Portos de Santos e Rio de Janeiro.
- Estando
voltado para operações de escoamento de granéis sólidos, granéis líquidos,
carga em geral conteinerizadas e operações off-shore,
nesse aspecto complementando as atividades do porto de Sepetiba,
apresentará, com a sua
reestruturação e expansão uma série de vantagens em relação aos
demais portos da região:
- - Os demais
portos estão saturados e não possuem área de crescimento;
- - A posição
estratégica do Complexo Portuário, no centro geográfico da região de
maior desenvolvimento do País (70% do PIB nacional), o identifica como
um porto de distribuição da produção no âmbito nacional e uma porta
de entrada e saída para o exterior;
- - Atende a três
requisitos básicos que caracterizam um porto operacional:
- *
Possuir facilidades logísticas estando servido por linha férrea e
estrada de rodagem;
- *
Possuir uma retroárea de 300.000m2
totalmente
alfandegada;
- *
Possuir agilidade nas movimentações de carga.
- - O terminal
portuário está no eixo central da Bacia de Santos, cerca de 60 milhas,
o que o distingue como um porto de apoio às atividades de exploração
de petróleo e de gás que estão sendo desenvolvidas naquela bacia.
- DADOS RELEVANTES
- - Alivia os
elevados custos e congestionamentos dos portos de Santos e Rio de
Janeiro.
- - O Brasil
movimenta atualmente cerca de 4.100.000 contêineres / ano. Desse total,
praticamente a metade (1.700.000) é movimentada pelo Porto de Santos,
cabendo ao Porto do Rio de Janeiro a movimentação de 6% (244.000) e o
Porto de Sepetiba 5% (210.000). O crescimento desse seguimento no país
cresceu na ordem de 12,8% de 2005 para 2006.
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A importância de Sepetiba está, também, no seu calado de 23m, pois
ele e o único porto no Sudeste que consegue receber navios PANAMAX,
para 7.500 TEUS, que exigem calado de 18m e a partir de 2008 estarão
chegando os navios SUPER PANAMAX, para 11.000TEUS. A AP MOLLER MAERSK já esta
operando e a HAMBURG SUD
iniciará também.
- - O Porto do
Rio de Janeiro, além de saturado e da impossibilidade de expansão, é
pessimamente localizado em função de trânsito rodoviário pesado para
a chegada / saída de carga.
- - Nosso
Complexo Portuário, por suas facilidades e pela localização estratégica,
contribuirá para a redução dos custos das empresas. Exemplificando, a
safra da região Sul de Minas é atendida pela EADI de Varginha que é
escoada pelo Porto de Santos. A distância Varginha – Santos é 3 (três)
vezes maior de que a distância Varginha – Itaguaí, o que encarece o
produto e aumenta o tempo na operação de exportação.
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Com este projeto concluído, estima-se em 300 (trezentos) o número de
empregos diretos gerados, e em maior número os empregos indiretos,
- alavancando
setores como hotelaria, alimentação, postos de combustíveis, etc.
- - A
potencialização, pelo Governo Federal, do parque industrial da NUCLEP
e ELETRONUCLEAR e os
equipamentos fabricados serão naturalmente escoados pelo terminal portuário.
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O potencial de apoio às Plataformas e prestação de serviços à PETROBRÁS.
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